terça-feira, 23 de abril de 2013

PMDB 47 anos – Passado de glórias, presente de realizações e um futuro de novas conquistas

Criado no País para fazer oposição ao Golpe de 64, o MDB enfrentou todas as dificuldades, sem nunca desistir de seus ideais. A cada eleição conquistou novos espaços e, mesmo com a extinção do bipartidarismo, numa tentativa de interromper o seu crescimento, o movimento que passou a ter o “P” do PMDB, permaneceu unido.
Em Santa Catarina não foi diferente. Fruto do heroísmo e da coragem de homens e mulheres que arregaçaram as mangas para reconstruir a história da democracia, há 47 anos, em 23 de abril de 1966, nasceu o MDB catarinense. Desde então, o Movimento Democrático Brasileiro, hoje PMDB, luta pela liberdade e pelos direitos de cada cidadão.

O MDB e o PMDB fizeram e fazem história em Santa Catarina e no Brasil. As suas tradições democráticas sempre foram fortalecidas, assim como as políticas públicas que visam o bem-estar da população.

O PMDB detém a confiança de mais de 181 mil filiados em todos os cantos deste Estado, fazemos o resgate de um passado de glórias, ressaltamos o presente de realizações e desenhamos um futuro de novas conquistas.


Passado

Governos do PMDB 

Em 1986 o PMDB conquista seu primeiro mandato à frente do Executivo catarinense, com Pedro Ivo Campos e Casildo Maldaner. Dá início a uma nova era, marcada pela municipalização administrativa. Na mesma eleição o partido conquistou duas vagas no Senado, uma representativa bancada de nove membros na Assembleia Nacional Constituinte e elegeu 18 deputados estaduais.

O PMDB, que nunca se curvou às derrotas, começou, em 1990, um trabalho de peregrinação de seus principais líderes por todos os municípios do Estado, já alicerçando a vitória que ocorreria em 94, quando Paulo Afonso Vieira e José Augusto Hülse conquistam o Governo do Estado, elegendo como diretrizes a “construção de um Estado de Qualidade”, com diversos projetos em áreas prioritárias. Casildo Maldaner foi eleito senador da República.

A luta permanente do PMDB para defender os direitos, manter as conquistas e desenvolver ações dignas para o futuro, mudou os rumos de nosso Estado.

Com uma militância aguerrida, em 2002 o PMDB realizou o seu maior feito eleitoral em Santa Catarina. Venceu, com Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira, a eleição para governador e vice, com chapa pura.

Para disputar a reeleição, Luiz Henrique renunciou a nove meses de mandato, período em que Eduardo Moreira governou o estado.

Em 2006, a reeleição de Luiz Henrique confirmou a quebra de um tabu histórico: a do primeiro governador reeleito na história do Estado.

A administração peemedebista, marcada por uma gestão moderna e descentralizada, transformou a relação do Poder Público com o cidadão, melhorando a vida das pessoas.

Presente

Hoje a família peemedebista orgulha-se das conquistas alcançadas, resultado de ações eficientes, através de uma política justa e igualitária e uma atuação mais próxima e acessível.

Entre alguns dados, podemos destacar que:
·         Nos últimos anos, o tamanho da economia catarinense mais do que dobrou. Em 2002, o PIB de Santa Catarina era de 55 bilhões, 731 milhões de reais. Fechamos 2008 com um Produto Interno Bruto de 118 bilhões, 962 milhões de reais, superando a soma dos PIB’s do Uruguai, Paraguai e Bolívia, juntos.
·         O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida dos catarinenses, avançou para 0.840, semelhante ao do Chile, antes dos mais de cinqüenta recentes terremotos, quando era considerado o país mais desenvolvido da América Latina.
·         Nosso Estado também tornou-se campeão nacional da geração de empregos formais e no índice de escolaridade do País. Hoje, em Santa Catarina, 99,80% das crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos de idade, estão frequentando a escola.
·         Realizamos convênios com todos os 293 municípios catarinenses, para melhorar a atenção básica à saúde.
·         Com programas, como o de pavimentação dos acessos aos municípios, até o final deste ano, todos os municípios catarinenses terão seus acessos asfaltados.
·         Além deste, desencadeamos muitos outros programas, como o Propav Rural, que está levando o asfalto a dezenas de comunidades agrícolas; o de armazenamento da água da chuva; e o microbacias, que já aplicou, a fundo perdido, mais de cem milhões de reais nas propriedades dos agricultores familiares.
(* Dados retirados do discurso de despedida do ex-governador Luiz Henrique da Silveira em 25/03/2010).
Estes são apenas alguns dos resultados da gestão peemedebista à frente do Governo catarinense. A gestão descentralizada estende benefícios para todos os setores e, por isso, hoje merece o reconhecimento da população e serve de modelo e exemplo para outros estados e países.
Atualmente, em âmbito estadual, o PMDB, visando à manutenção do projeto que transformou a vida dos catarinenses – a descentralização -, o PMDB ocupa posição de destaque no governo de Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira.
O PMDB, que tornou o governo presente em todas as regiões de Santa Catarina, tem o aval da população catarinense para continuar fazendo mais e melhor. Uma prova disso, é que nas eleições de 2008 foi o único partido que ultrapassou a marca de 1 milhão de votos válidos no Estado.
Com a confiança do eleitor, em 2012, elegeu 105 prefeitos e 871 vereadores. Está presente em 143 administrações municipais com prefeitos e vice-prefeitos. 

Também, é o partido com a maior representação no Parlamento estadual e no Congresso Nacional.

O PMDB ainda se faz presente nos 293 municípios de Santa Catarina através de seus diretórios municipais.
Futuro

Temos a consciência de que podemos contribuir mais com o desenvolvimento catarinense e a responsabilidade de dar continuidade as ações que estão melhorando a vida da população.

A expectativa para o futuro é de novas conquistas para Santa Catarina, respeitando e fortalecendo os ideais que sempre nortearam o PMDB, com políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.
A expectativa para o futuro é de novas conquistas para Santa Catarina, respeitando e fortalecendo os ideais que sempre nortearam o PMDB, com políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário