segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Conheça o Plano de Gestão que está sendo proposto para a Cidade de Rio dos Cedros pela Coligação PMDB/PPS





 PLANO 15

“PARTICIPAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO - 
AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR.”

PLANO DE GESTÃO 2013/2016

COLIGAÇÃO:
“MUDA RIO DOS CEDROS”


PMDB - PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

PPS – PARTIDO POPULAR SOCIALISTA




RIO DOS CEDROS – SC
JULHO DE 2012




MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS - SC
MENSAGEM AOS MUNÍCIPES

            Em julho de 2012.
            A sociedade tem passado por transformações profundas nos diferentes segmentos e instituições sociais em virtude do desenvolvimento dos meios de comunicação e informação. A tecnologia de informação e comunicação, cada vez mais, é utilizada pela sociedade. Também na vida pública elas propiciaram a abertura de novas formas de ação, enriquecendo a democracia.
            A sociedade atual está pautada no conhecimento e no saber, sendo que a informação exerce um papel substancial, provocando transformações na estrutura do trabalho e do emprego. Isso exige que os gestores públicos estejam atentos para a permanente inovação tecnológica, que impacta a vida de todos.
            Como a tecnologia pode alterar sobremaneira a sociedade, faz-se mister viver em constante processo de descentralização, que se tornou quesito compulsório, visto que as informações e deliberações exorbitam os núcleos de comando centralizados. Nesse cenário mundial, insere-se a Gestão Pública, que, valendo-se da tecnologia de comunicação e informação, pode, com maior eficiência, permitir o concurso das comunidades regionais nas deliberações governamentais.
            Com disposição política, a Gestão Pública, se torna mais aberta, visto que pode efetuar o processo decisório e executivo por meio de novas metodologias. Pode-se dizer a essência do fenômeno de descentralização reside na democratização, bem como nas possibilidades de aumentar a legitimidade do poder político, pelo concurso das comunidades regionais, que possuem peculiaridades, de acordo com a necessidade de cada uma delas. Descentralizar e desconcentrar implica fortalecer o desenvolvimento regional.
            Por meio de técnicas de gestão é possível encontrar modelos de coexistência democrática que possibilitem a formação autêntica de novos cidadãos. Essa gestão apropriada inclui a elaboração de micropolíticas a serem aplicadas no dia-a-dia, envolvendo o agir e o pensar da escola. Deve-se, por isso, buscar reflexões sobre as políticas que permitam transpor os limites muitas vezes acanhados, dentro dos quais a sociedade civil se processa. Os conceitos de participação e descentralização sugerem a necessidade de promover transformações estruturais.
            Isto significa que a Gestão Pública pode não ser reduzida a artifícios e técnicas operacionais, porquanto necessita levar em conta a dramática realidade imposta pela centralização.
            De outro lado, uma das formações sociais mais importantes que interage diretamente com a sociedade reside na educação, influenciando e se deixando influenciar. Através dela, o ser humano aprende a conviver socialmente, assimilando a cultura, os padrões de comportamento, o conhecimento produzido etc.
            A educação também exerce o controle social do comportamento humano. Evidencia-se, com isso, a profunda interatividade que há entre educação e sociedade. O processo educativo deve exercer o papel social transformador, mediando as transformações sociais, preparando o homem para a aplicação do conhecimento por meio do exercício da atividade prática transformadora.
            De fato, visto que, neste contexto, a abordagem direcionada para a gestão participativa, tem a função de organizar da melhor forma possível todos os recursos e as concepções divergentes no intento de direcioná-las ao objeto comum de viabilizar a transmissão do saber e a formação dos futuros cidadãos. Enquanto que na gestão centralizada, o líder, ou chefe, pode impor determinadas regras para se alcançar as metas, utilizando-se de seu poder decisório, a descentralização se afina mais com o processo democrático.
            Assim, a descentralização proporciona espaço aberto, democrático, onde todos têm o direito de serem ouvidos e de manifestar o que pensam, buscando sempre argumentar para justificar suas concepções. No entanto, a liderança também é indispensável para que se chegue a um ponto em comum, não esquecendo o caráter de centralização dos regimes autoritários.
            Nesse sentido, uma gestão participativa deve ser eficaz e eficiente, proporcionado a concretização dos princípios constitucionais da Gestão Pública.
            De outro vértice, não basta a candidatura, fazendo-se essencial uma carta de compromissos com a comunidade. Este Plano de Gestão constitui-se em mapa de navegação, pautado pela divisa clara “Participação para o Desenvolvimento”, fincando as balizas para o exercício do mandato outorgado pela cidadania.



______________________________
HIDERALDO JOSÉ GIAMPICCOLO
Candidato a Prefeito



______________________________
ORLANDO FORMIGARI
Candidato a Vice-prefeito


SUMÁRIO
1. Educação
2. Saúde e Bem estar social
3. Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
4. Desenvolvimento Urbano, Habitacional e do Saneamento Básico
5. Esporte, Cultura e Lazer
6. Organização Interna e Funcionalismo Público
7. Segurança Publica
8. Infra-Estrutura, Obras e Transporte

INTRODUÇÃO

            O Plano 15 apresenta as propostas para o exercício de mandato à frente da Municipalidade, hospedando visão clara para o porvir e compromissos viáveis com o presente, assumindo em face da comunidade. Não é um documento acabado, uma vez que está aberto a contribuições para seu aprimoramento, contudo exibe nítida intenção estratégica e define aonde chegar.
           
No documento estão explicitadas as prioridades de gestão no quatriênio 2013-2016 e as características de gestão, como as principais ações propostas em cada setor para o período de quatro anos que se iniciará em janeiro de 2013. A conexão do conjunto de prioridades evidencia uma visão de futuro para nosso Município em resposta aos desafios desta nova era de mudanças.



PRESSUPOSTOS PARA ATITUDES TRANSFORMADORAS
Participação para o Desenvolvimento
“As pessoas em primeiro lugar”


1 – Educação: fonte de transformação social.

2 - Afetividade e presteza no atendimento público.

3 - Tempestividade e qualidade no atendimento à Saúde.

4 - Continuidade e regularidade no atendimento a agricultura e ao empreendedorismo.

5 – O Turismo como agente do desenvolvimento regional.

6 - Cidade bem cuidada e com segurança e tranqüilidade típica do interior.

7 - Novas opções de cultura, esporte e lazer disponível a toda comunidade.

8 - Gestão eficiente. Combater o desperdício. Fazer mais com menos.

9 – Servidores capacitados e motivados.

10 – Investimentos maciços em infra-estrutura rodoviária especialmente em  ASFALTO.



“PARTICIPAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO”
“AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR”


AÇÕES PARA MUDAR RIO DOS CEDROS


1.      EDUCAÇÃO
Segundo José Manuel Moran, há uma preocupação com ensino de qualidade mais do que com a educação de qualidade. Ensino e educação são conceitos diferentes. No ensino se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas específicas do conhecimento (ciências, história, matemáticas).

Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. Fala-se muito de ensino de qualidade.

“Nosso desafio maior é caminhar para uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano.”

·         Priorizar a afetividade no atendimento
·         Aprimorar a formação permanente dos educadores
·         Ampliação de vagas na educação de 0 a 5 anos, atendendo a demanda atual
·         Construção de Nova Creche de forma descentralizada
·         Criação de estruturas e ambientes distintos para as Séries iniciais e Séries finais do Ensino Fundamental
·         Concluir a Municipalização do Ensino Fundamental
·         Implantar, de forma gradativa, o Ensino em período Integral nas escolas
·         Criação de departamento de controle e fiscalização do Transporte Escolar
·         Reativação do Projeto da segunda língua estrangeira (Italiano/Alemão) nas Escolas
·         Reativar as Feiras de Ciências e Matemática
·         Reativar as Gincanas Escolares e Viagens de estudo e Culturais
·         Instituir Programa de Valorização permanente dos Professores
·         Buscar a equiparação com as melhores escolas da região
·         Unificar a Legislação Municipal para simplificar o entendimento e equiparando a remuneração conforme a graduação/formação
·         Revisão do Plano de Carreira por Grupo de Profissionais da Área da Educação
·         Reativação do Tele-Centro de Informática para cursos a serem oferecidos a população
·         Criar Programa permanente de Inclusão digital para a população
·         Oferecer capacitação em informática para Idosos
·         Reconstruir a Biblioteca Municipal tornando-a num Centro Cultural
·         Abrir a Escola à Comunidade implantando Centros Integrados de Educação e Lazer, como espaços de convivência e desenvolvimento de programas educativos, socioculturais e de lazer, incluindo as do interior
·         Realizar investimentos em mobiliário e equipamentos buscando os benefícios da inovação
·         Criar espaços próprios para as diversas disciplinas de acordo com as necessidades específicas
·         Construção de um novo Centro Educacional para Rio Rosina adequado aos novos tempos
·         Construção do Centro Integrado de Educação Municipal com a incorporação do Colégio Giovani Trentini
·         Apoiar e contribuir para a instalação do novo Colégio Estadual em Rio Rosina
·         Investir em novos e modernos equipamentos didáticos e mobiliários para auxiliar o Professor e facilitar o aprendizado dos alunos
·         Ampliar o nível de escolaridade da população com a implantação, nas escolas municipais, cursos supletivo noturno para o ensino fundamental e médio, em parceria com a rede estadual de ensino

2.      SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL
Prevenir é mais barato do que remediar. Quantas vezes você já ouviu essa frase. Mas por que os governos fazem justamente o contrario? Os estudiosos apontam várias causas para esse paradoxo. A principal é que, infelizmente, a saúde publica ainda é relevada a segundo plano ou em muitos casos usada como tema de manobra eleitoreira.
Os casos de câncer em adultos e jovens vêm aumentando nos últimos anos. Os motivos pelos quais isso acontece ainda não são conhecidos, mas sabe-se que a maioria deles tem tratamento.
Doenças em idosos são mais difíceis de serem tratadas por vários motivos. Porem muitas situações poderia ser amenizadas se os pacientes e principalmente os familiares tivessem um acompanhamento e maiores esclarecimentos sobre medicação, dosagem e cuidados básicos no dia a dia.
Neste Plano apresentamos propostas para enfrentar essa realidade.

·         Priorizar a Medicina Preventiva
·         Investir em Programas para implantação do uso da tele-medicina
·         Criar Programa especial de acompanhamento e assistência à saúde dos idosos
·         Criar Programa de assistência especial ao cidadão portador de doenças graves (câncer e doenças degenerativas)
·         Ampliar o atendimento do PSF
·         Instituir Programa permanente de valorização dos Agentes Comunitários de Saúde
·         Redimensionar e ampliar o quadro de Agentes Comunitários de Saúde
·         Organizar e Reimplantar os Protocolos de Saúde
·         Retomar de forma efetiva os Programas Governamentais de prevenção – Hiperdia, Diabetes, etc.
·         Investir na contratação de novos Médicos
·         Distribuir o Atendimento na Unidade Central de Saúde de forma descentralizada
·         Instituir o Programa de Saúde Bucal nas Escolas
·         Ampliação do atendimento de odontologia a população
·         Reativar a Unidade Móvel de Saúde direcionando-a para Campanhas de Prevenção, Mutirões de Atendimento em Ginecologia, Pediatria e Geriatria nas comunidades
·         Dar continuidade ao Projeto instituído em 2006 de apoiar a modernização e ampliação dos serviços do Hospital Dom Bosco
·         Garantir a viabilidade do atendimento de Urgência e Emergência do Hospital Dom Bosco
·         Buscar novos parceiros para apoiar o bom funcionamento do Hospital Dom Bosco, com relação a uma gestão profissional
·         Atuar decisivamente junto ao Governo do Estado para a criação de Centros de referência em especialidades na regional de Timbó
·         Retomar a implantação do Cartão de Saúde Municipal iniciado em 2007, unificando e concentrando as informações médicas do cidadão
·         Investir em novos e modernos equipamentos para atendimento e diagnósticos de doenças
·         Melhorar a Farmácia Básica ampliando a oferta de medicamentos a população
·         Padronizar a lista de medicamentos adequando à necessidade da comunidade
·         Investir na modernização e ampliação dos Postos de Saúde
·         Ampliar e Reestruturar o Departamento de Assistência Social, com a contratação de novos Profissionais
·         Reativar a efetividade dos Conselhos Comunitários
·         Ampliar os serviços de Psicologia
·         Ampliar e valorizar os serviços e equipe da Vigilância Sanitária
·         Ampliar e valorizar os serviços e equipe da Vigilância Epidemiológica
·         Implantar o Centro de Convivência do Idoso
·         Retomar o apoio aos Grupos de Idosos de todo o município, para proporcionar encontros, excursões e eventos voltados à terceira idade
·         Ampliar as parcerias com os Consórcios Intermunicipais para garantir agilidade nos atendimentos

  1. AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

A agricultura continua sendo uma das grandes propulsoras da nossa economia. Baseada em pequenas propriedades e concentrada na exploração das culturas do arroz e da banana principalmente, este setor vem sofrendo nos últimos tempos um esvaziamento provocado pela política dos preços imposta pelo governo central e pela falta de apoio do governo local.
O Turismo tem se mostrando no mundo inteiro como o setor que mais cresce e mais gera empregos. Rio dos Cedros tem potencialidades diferenciadas em relação às demais cidades da região. Por isso pode se transformar num grande centro receptivo de turistas e visitantes. Para isso acontecer é preciso organizar o setor, dar incentivos iniciais públicos e principalmente investir em infra-estrutura como estradas seguras e de qualidade.
Com a maior parte de seu território composto por montanhas e encostas, Rio dos Cedros abriga uma vegetação exuberante dentro da Serra Geral Catarinense. Boa parte dessa área está ainda preservada ou em fase de recuperação. Envidar esforços para a manutenção das áreas remanescentes e instituir projetos de manejo controlado da floresta é necessário para se obter um desenvolvimento sustentado.
A seguir elencamos ações para recuperação, ampliação e desenvolvimento deste setor:

·         Priorizar o atendimento aos Agricultores
·         Firmar convenio com Associação Produtores Rurais para cessão de equipamentos para atendimento a agricultores
·         Disponibilizar, em parceria com a Associação dos Agricultores, recursos para a recuperação das propriedades agrícolas
·         Investir na recuperação dos Canais de Irrigação dos Arrozais
·         Retomar as ações para diversificação das culturas agrícolas exploradas no município
·         Ampliar o apoio aos Pecuaristas para produção de silagem
·         Implementar Programa de Melhorias na destinação de Resíduos sólidos de suínos
·         Apoiar a realização da Festa do Colono
·         Reeditar a Feira do Agronegócio
·         Apoiar e fortalecer a Associação Feirinha Amigos do Pinhal
·         Criar programa de atração de novos empreendimentos
·         Concluir a implantação do Parque ecológico central no “morro dos Padres”
·         Retomar as campanhas de recuperação da mata ciliar dos rios
·         Criar incentivos a manutenção do artesanato de vime
·         Incentivar o desenvolvimento de projetos para manejo sustentável das florestas
·         Investir na melhoria da Inspeção Sanitária Municipal
·         Eleger o Turismo como um dos principais fatores de desenvolvimento regional nas comunidades
·         Ações voltadas ao turismo estão descritas em item próprio mais adiante

  1. DESENVOLVIMENTO URBANO, HABITACIONAL E DO SANEAMENTO BÁSICO

A partir da aprovação do novo Plano Diretor do Município, em 2007, a cidade ganhou um instrumento poderoso para controlar e ordenar o seu crescimento.
Ações coordenadas nesse sentido deverão nortear as políticas públicas para ocupação dos espaços em todas as regiões e comunidades.
Veja algumas das ações propostas para crescermos com os olhos no futuro:

  • Implementar ações para adequação da cidade ao novo Plano Diretor
  • Criar Programa especial de regularização fundiária para terrenos e lotes urbanos
  • Retomar o Programa de construção de Casas Populares através da COHAB e Governo Federal
  • Implantar sistema de abastecimento de água tratada em Rio Rosina e na Região dos Lagos
  • Retomar programa de incentivo aos loteamentos urbanizados
  • Criar novos espaços públicos de lazer como praças, jardins e parques
  • Recuperar e construir passeios públicos (calçadas) nas ruas pavimentadas
  • Rediscutir e adequar a nossa realidade o projeto de urbanização em fase de implantação no centro da cidade com a participação da comunidade
  • Retomar o Projeto de cooperação Público-Privada de adoção de espaços e equipamentos públicos
  • Criar novos núcleos urbanos nas localidades do interior de acordo com a necessidade das comunidades
  • Fazer estudo e se necessário ampliar o Perímetro Urbano da cidade
  • Recuperar e ampliar a sinalização indicativa, turística e de trânsito no município
  • Implementar ações de investimentos em infra-estrutura nas localidades buscando o desenvolvimento das diversas regiões do município
  • Iniciar a implantação do Plano municipal de saneamento básico (esgoto sanitário)
  • Reestrutura o modelo de lixeiras coletivas no interior do município
  • Criar incentivos para a melhoria das moradias na área rural
  • Retomar os incentivos para implantação de saneamento básico (esgoto doméstico) nas residências na área rural
  • Ampliar os serviços de coleta seletiva do lixo

  1. ESPORTE, CULTURA, TURISMO E LAZER
Ócio Produtivo. Você já deve ter ouvido falar nisso. Muitos estudiosos já discorreram exaustivamente sobre o tema, mas a sociedade em geral insiste em se manter em padrões culturais específicos e poucos entendem que o tempo é o bem mais precioso que temos.
No Brasil, como no resto do mundo, as pessoas estão vivendo cada vez mais. Por isso, é fundamental que os governos preparem as cidades para os novos tempos onde as pessoas terão mais tempo livre para viver.
Veja algumas ações que vão melhorar a qualidade de vida em Rio dos Cedros:

·         Instituir os jogos da melhor idade municipais
·         Construir novas quadras poliesportivas cobertas no interior
·         Criar novos espaços para práticas esportivas e de lazer no centro da cidade
·         Ampliar e fortalecer os projetos de escolinhas nas categorias de base das diversas modalidades esportivas
·         Renovar as parcerias para realização de eventos esportivos na região dos lagos
·         Apoiar a formação de equipe de futebol que represente o município a nível regional
·         Fortalecer e ampliar a Festa Trentina
·         Incentivar, fortalecer e auxiliar as sociedades culturais e grupos folclóricos do município, especialmente as Sociedades de Atiradores e de Bolão
·         Apoiar a instalação de novos hotéis e pousadas
·         Melhorar e ampliar a sinalização turística no município
·         Participar ativamente do Consórcio Intermunicipal de Turismo fortalecendo e melhorando as estruturas para o desenvolvimento dos circuitos existentes
·         Revitalizar espaços naturais para que sirvam de áreas de lazer
·         Retomar a realização de eventos a nível estadual e nacional nas áreas esportivas e culturais
·         Apoiar a constituição de Associação de Moradores nas comunidades
·         Ampliar e melhorar a OLICEDROS
·         Implantar as Olimpíadas entre Empresas

  1. ORGANIZAÇÃO INTERNA E FUNCIONALISMO PÚBLICO

Servidor capacitado e motivado são bases essenciais para um serviço público de qualidade. Por isso, propomos investimentos permanentes nessa área.

·         Investir em novas tecnologias, especialmente da informação, para agilizar e humanizar o atendimento ao publico
·         Criar programa de capacitação permanente do funcionalismo
·         Criar programa de valorização do servidor
·         Priorizar e valorizar a competência
·         Implantar de forma efetiva a Ouvidoria do Município
·         Criar programa de disseminação da cultura da sustentabilidade dentro do setor público municipal

  1. SEGURANÇA PÚBLICA
Rio dos Cedros é uma típica cidade do interior catarinense. Resgatar a segurança pública, afastando definitivamente as ações de violência ocorridas nos últimos tempos é fundamental para que a população viva mais tranqüila e o município continue crescendo e atraindo investimentos.
Apesar de essa área ser de competência do Estado, o município pode contribuir para garantir condições que minimize os problemas de Segurança. Veja algumas idéias:

·         Implantar sistema de monitoramento remoto da área central da cidade em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública
·         Empreender ações para o crescimento e fortalecimento dos Bombeiros Comunitários
·         Participar da construção do novo quartel dos Bombeiros Comunitários
·         Investir na recuperação e reestruturação da Defesa Civil do município
·         Retomar a parceria com a Polícia Militar viabilizando a reabertura do Posto Policial da região serrana

  1. INFRA-ESTRUTURA, OBRAS E TRANSPORTE
As estradas municipais talvez sejam o maior desafio da administração pública local. Devido a extensão, e suas características as estradas que dão acesso ao interior do município demandam um esforço extraordinário para a sua manutenção. Por isso, é fundamental investir em obras de infra-estrutura permanentes e aquisição de equipamentos apropriados que tragam economia e qualidade nos trabalhos. Veja algumas ações que pretendemos implementar:

·         Priorizar a recuperação da malha rodoviária municipal, especialmente do interior
·         Retomar o Programa de asfaltamento de rodovias
·         Investir em abertura de novas ruas e estradas ligando bairros e localidades
·         Dar continuidade a implantação do anel viário da cidade
·         Ampliar o Programa de pavimentação no sistema mutirão visando urbanizar todas as ruas do centro da cidade
·         Investir em novos veículos equipamentos e maquinários pesados
·         Investir em abertura de novas pedreiras para fornecer material de qualidade para as estradas
·         Construção da nova garagem e oficina que atenda e abrigue todos os veículos da Prefeitura
·         Investir na retificação e recuperação definitiva da serra do Rosina
·         Reabrir estradas de contorno às barragens
·         Arborizar as estradas de acesso aos lagos
·         Retificação da serra do Alto Cedros
·         Desassoreamento e retificação do rio dos Cedros para minimizar os efeitos das enchentes
·         Retificação da estrada do Caravagio em seus pontos críticos
·         Implantar a sinalização nas estradas do interior
·         Formar a patrulha mecanizada da serra com estrutura e pessoal próprio
·         Investir na mecanização das roçadas
·         Reunir lideranças das comunidades para opinar sobre execução de obras nas localidades
·         Substituir pontilhões por galerias de concreto
·         Diferenciar os profissionais do setor de obras com a reestruturação de equipes ou setores específicos
·         Ampliar o transporte Coletivo no município
·         Retomar a construção de abrigo de passageiros em convênio com o DETER-SC tanto na área urbana como na área rural
·         Atuar de forma decisiva na revitalização da Rod SC477 (Timbó – Rio dos Cedros) que será executada pelo Estado a partir de 2013, para garantir os interesses locais de acesso às ruas transversais e de empreendimentos ao longo da rodovia
·         Investir, em parceria com a Iniciativa Privada, na ampliação da oferta de acesso a telefonia e internet no interior do município

Nenhum comentário:

Postar um comentário