terça-feira, 22 de maio de 2012

Peninha indica João Matos para premiação em Brasília



Deputado Peninha e Secretário João Mattos

O ex-deputado João Matos foi indicado para receber o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, a pessoas cujo trabalho mereça especial destaque na defesa e promoção da educação brasileira. Todos os anos, três nomes são escolhidos. A seleção é feita até o final de setembro e a premiação, em sessão solene no Congresso Nacional, está prevista para o dia 07 de dezembro.
A indicação partiu do deputado Rogério Peninha Mendonça, de quem é amigo há mais de 30 anos: “o João foi meu professor na política; ainda hoje, depois de décadas dedicadas à vida pública, continuo aprendendo com ele”. Foi João Matos que, nos anos 80, filiou Peninha ao PMDB e o incentivou a disputar a eleição municipal em Ituporanga, que serviu de trampolim para a carreira política.
João Matos começou sua trajetória como professor na Escola Estadual Braço Perimbó, hoje Petrolândia, no ano de 1965. Depois foi para Florianópolis cursar Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Administração de Empresas. Retornou ao Alto Vale após formar-se e lecionou na Escola Técnica Santo Estevão, além do Colégio Roberto Moritz, ambos em Ituporanga, sua terra natal. Em Rio do Sul, deu aulas no Colégio Rui Barbosa e foi diretor da Escola Básica Roberto Machado.
Na década de 70 ele se mudou para Ibirama, onde dirigiu o Colégio Hamônia entre 1972 e 1987. Nessa época, ocupou o posto de Diretor Técnico da então 6ª Coordenadoria Regional de Educação, em Rio do Sul, entre 1974 e 1978. Tornou-se Diretor Proprietário dos Cursos XV de Abril Ltda., entre 1977 e 1982; Secretário Municipal de Educação de Ibirama, nos anos de 1983 e 1984; e Secretário de Estado da Educação no Governo Paulo Afonso, entre 1995 e 1998.
Foi deputado estadual por dois mandatos seguidos e deputado federal em quatro legislaturas. É autor da lei que instituiu o 25 de maio como Dia Nacional da Adoção. Também foi protagonista da Lei 12.010, conhecida como Lei Cléber Matos, que dispõe sobre a adoção no Brasil. Presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2008 e foi o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Brasileiro, composta por 186 deputados e 34 senadores. Atualmente, João Matos é Secretário de Articulação Nacional no governo Raimundo Colombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário