domingo, 21 de outubro de 2012

Reunião do Diretório Municipal

            Aconteceu nesta quinta-feira(18) reunião extraordinária do Diretório Municipal e da Comissão Executiva Municipal do PMDB de Rio dos Cedros, para tratar de diversos assuntos relacionados ao partidos, avaliação do desempenho nas últimas eleições e alteração na composição da Executiva Municipal.
             Grande foi o número de filiados que compareceram o que demonstrou, mais uma vez, a força e união do PMDB local, mesmo não tendo total sucesso no último Pleito. 
                Foi destacada a importância da conquista da maioria das vagas na Câmara de vereadores, onde a coligação "Muda Rio dos Cedros" PMDB/PPS conseguiu cinco cadeiras, elegendo os seguintes Vereadores: Anilda Busarello Moser, Clodoaldo Lenzi, Jonas Corrente, Silvio Mercio Mengarda e Antonio Zobolli, todos do PMDB.
                O Candidato a Prefeito e Presidente do Partido, Dodo Giampiccolo,  fez uma avaliação da campanha e em um discurso emocionado disse que o que era possível ser feito foi feito: uma campanha limpa, honesta, com proposta coerentes, sérias e dentro das possibilidades do nosso município. Ressaltou que sempre foi verdadeiro, nunca enganou o povo com promessas fantasiosas e muito menos criticou os adversários. Procurou sempre levar uma mensagem propositiva para que o município desse um passo adiante. Mas, infelizmente não foi o suficiente para vencer as eleições. Agradeceu a todos que estiveram envolvidos na campanha em especial aquelas pessoas ligas ao comitê e aos candidatos a vereadores que tiveram a coragem de enfrentar essa batalha que foi a eleição. Concluiu dizendo que o partido saiu desse pleito muito pais unido e fortalecido do que quando entrou porque muito mais pessoas estão engajadas e se filiaram e estão conosco agora, e declarou: hoje começa a campanha para as eleições municipais de 2016.
                     Em seguida, em cumprimento ao estatuto do partido, formalizou o pedido licença, por tempo indeterminado, da presidência do partido, para tratar de assuntos particulares, onde deveria assumir o segundo vice-presidnete Sr. Antonio Valcir Bertelli, mas que também por motivos particulares está impedido de assumir, passando assim a presidência ao Sr. Antonio Mazzunco de Aguida, que passa, então, a partir de então a responder omo Presidente da Comissão Executiva Municipal.
                       Em seu primeiro pronunciamento o Sr. Mazzuco fez questão de frisar que pretende impor uma administração dinâmica e bem atuante visando garantir os interesses do partido.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

10.000 Acessos

                   Hoje, nosso blog atingiu a marca histórica de 10.000 acessos. Um feito importante para uma página de partido político, sem dúvida alguma. Para se ter uma ideia do que isso representa, seria como se todos os habitantes de Rio dos Cedros tivessem acessado uma vez o blog.
                   Queremos agradecer a todos vocês que nos seguem e nos prestigiam com a sua atenção.
                   Muito obrigado, e continuem acompanhando nossas noticias e comentários.
                   Um grande abraço do PMDB de Rio dos Cedros.

domingo, 23 de setembro de 2012

Cartão Saúde do Cidadão Riocedrense

Propostas de Governo do PLANO 15  
"Participação para o Desenvolvimento 
As pessoas em primeiro lugar."

CARTÃO SAÚDE DO CIDADÃO RIOCEDRENSE

             O Cartão Saúde do Cidadão Riocedrense é a reativação do Cartão INTERMED que estava sendo instituído e distribuído à população a partir de 2007, e que foi interrompido.
                  Agora, o novo Cartão será ampliado e trará mais benefícios. Este cartão vai fazer parte de um grande programa a ser instituído a partir de 2013, se o PMDB voltar a Prefeitura, para garantir ao cidadão mais agilidade nas consultas e exames.
                     Além disso, ele será a identificação para o acesso a um banco de dados de saúde das pessoas em todos os locais de atendimento, como: Postos de Saúde, Unidade Móvel de Saúde e Hospital Dom Bosco.
                  Com isso, todos ganham: o município em organização e economia, os agentes de saúde em maior agilidade e segurança nos atendimentos e principalmente o cidadão em maior rapidez e qualidade nas consultas e procedimentos.
                       Este serviço inovador, idealizado há cinco anos atrás, está servindo de modelo e copiado por outros municípios.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caminhada e Bandeiraço da Coligação PMDB/PPS

"Grande manifestação de união e força", essa foi a definição mais ouvida no sábado dia 08/09 pela manhã no centro de Rio dos Cedros durante a caminha e bandeiraço realizado pelos candidatos e militantes da Coligação "Muda Rio dos Cedros"  do PMDB/PPS.









Asfaltando rumo a serra . . .


Proposta do Plano 15 - " As pessoas em primeiro lugar" - Coligação PMDB/PPS


CONTINUAR O ASFALTAMENTO DAS ESTRADAS DO INTERIOR RUMO A REGIÃO DOS LAGOS INICIADO EM 2007 NA GESTÃO DODO GIAMPICCOLO E TARCISIO E INTERROMPIDO HÁ 4 ANOS.



domingo, 2 de setembro de 2012

Comício no Piquete da Palmeiras faz história na Campanha 2012


Muita vibração positiva no primeiro comício da 
Campanha 2012.

Candidato a Vice-Prefeito Orlando Formigari apresenta os Candidatos


Candidato Altair Lenzi conclama os Companheiros para a Campanha


Candidato a Prefeito Dodo Giampiccolo discursa aos presentes


Animação, emoção e união no encerramento

sábado, 25 de agosto de 2012

Mensagem de apoio à Candidatura Dodo Giampiccolo e Orlando

O Vice- Governador Dr. Eduardo Pinho Moreira apoia à candidatura Dodo Giampiccolo e Orlando da Coligação Muda Rio dos Cedros - PMDB/PPS.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Comício com os Candidatos da Coligação PMDB/PPS neste sábado

Neste sábado, acontece o primeiro comício da Coligação MUDA RIO DOS CEDROS - PMDB/PPS. Na ocasião estarão presentes todos os Candidatos a Vereadores e o Candidato a Prefeito Dodo Giampiccolo e Vice Orlando Formigari, além de lideranças Políticas Estaduais e Regionais.

Todos estão convidados.

Agenda
Comício Coligação MUDA RIO DOS CEDROS - PMDB/PPS
Sábado - dia 25 de agosto de 2012
16 horas
Salão do Piquete em Palmeiras - Rio dos cedros - SC
Concentração e saída do Centro - Praça da Matriz - a partir das 15 horas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Debate entre os Candidatos à Prefeitura de Rio dos Cedros na Rádio Cultura de Timbó

Ouça a gravação do debate realizado hoje(10) na Rádio Cultura de Timbó entre os Candidatos a Prefeito de Rio dos Cedros: Dodo Giampiccolo(PMDB, PPS), Fernando Tomaselli(PP, DEM, PSD, PSDB) e Clemente de Souza(PT)


http://www.radioculturaam.com.br/debate-entre-candidatos-a-prefeitura-de-rio-dos-cedros/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Conheça o Plano de Gestão que está sendo proposto para a Cidade de Rio dos Cedros pela Coligação PMDB/PPS





 PLANO 15

“PARTICIPAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO - 
AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR.”

PLANO DE GESTÃO 2013/2016

COLIGAÇÃO:
“MUDA RIO DOS CEDROS”


PMDB - PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

PPS – PARTIDO POPULAR SOCIALISTA




RIO DOS CEDROS – SC
JULHO DE 2012




MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS - SC
MENSAGEM AOS MUNÍCIPES

            Em julho de 2012.
            A sociedade tem passado por transformações profundas nos diferentes segmentos e instituições sociais em virtude do desenvolvimento dos meios de comunicação e informação. A tecnologia de informação e comunicação, cada vez mais, é utilizada pela sociedade. Também na vida pública elas propiciaram a abertura de novas formas de ação, enriquecendo a democracia.
            A sociedade atual está pautada no conhecimento e no saber, sendo que a informação exerce um papel substancial, provocando transformações na estrutura do trabalho e do emprego. Isso exige que os gestores públicos estejam atentos para a permanente inovação tecnológica, que impacta a vida de todos.
            Como a tecnologia pode alterar sobremaneira a sociedade, faz-se mister viver em constante processo de descentralização, que se tornou quesito compulsório, visto que as informações e deliberações exorbitam os núcleos de comando centralizados. Nesse cenário mundial, insere-se a Gestão Pública, que, valendo-se da tecnologia de comunicação e informação, pode, com maior eficiência, permitir o concurso das comunidades regionais nas deliberações governamentais.
            Com disposição política, a Gestão Pública, se torna mais aberta, visto que pode efetuar o processo decisório e executivo por meio de novas metodologias. Pode-se dizer a essência do fenômeno de descentralização reside na democratização, bem como nas possibilidades de aumentar a legitimidade do poder político, pelo concurso das comunidades regionais, que possuem peculiaridades, de acordo com a necessidade de cada uma delas. Descentralizar e desconcentrar implica fortalecer o desenvolvimento regional.
            Por meio de técnicas de gestão é possível encontrar modelos de coexistência democrática que possibilitem a formação autêntica de novos cidadãos. Essa gestão apropriada inclui a elaboração de micropolíticas a serem aplicadas no dia-a-dia, envolvendo o agir e o pensar da escola. Deve-se, por isso, buscar reflexões sobre as políticas que permitam transpor os limites muitas vezes acanhados, dentro dos quais a sociedade civil se processa. Os conceitos de participação e descentralização sugerem a necessidade de promover transformações estruturais.
            Isto significa que a Gestão Pública pode não ser reduzida a artifícios e técnicas operacionais, porquanto necessita levar em conta a dramática realidade imposta pela centralização.
            De outro lado, uma das formações sociais mais importantes que interage diretamente com a sociedade reside na educação, influenciando e se deixando influenciar. Através dela, o ser humano aprende a conviver socialmente, assimilando a cultura, os padrões de comportamento, o conhecimento produzido etc.
            A educação também exerce o controle social do comportamento humano. Evidencia-se, com isso, a profunda interatividade que há entre educação e sociedade. O processo educativo deve exercer o papel social transformador, mediando as transformações sociais, preparando o homem para a aplicação do conhecimento por meio do exercício da atividade prática transformadora.
            De fato, visto que, neste contexto, a abordagem direcionada para a gestão participativa, tem a função de organizar da melhor forma possível todos os recursos e as concepções divergentes no intento de direcioná-las ao objeto comum de viabilizar a transmissão do saber e a formação dos futuros cidadãos. Enquanto que na gestão centralizada, o líder, ou chefe, pode impor determinadas regras para se alcançar as metas, utilizando-se de seu poder decisório, a descentralização se afina mais com o processo democrático.
            Assim, a descentralização proporciona espaço aberto, democrático, onde todos têm o direito de serem ouvidos e de manifestar o que pensam, buscando sempre argumentar para justificar suas concepções. No entanto, a liderança também é indispensável para que se chegue a um ponto em comum, não esquecendo o caráter de centralização dos regimes autoritários.
            Nesse sentido, uma gestão participativa deve ser eficaz e eficiente, proporcionado a concretização dos princípios constitucionais da Gestão Pública.
            De outro vértice, não basta a candidatura, fazendo-se essencial uma carta de compromissos com a comunidade. Este Plano de Gestão constitui-se em mapa de navegação, pautado pela divisa clara “Participação para o Desenvolvimento”, fincando as balizas para o exercício do mandato outorgado pela cidadania.



______________________________
HIDERALDO JOSÉ GIAMPICCOLO
Candidato a Prefeito



______________________________
ORLANDO FORMIGARI
Candidato a Vice-prefeito


SUMÁRIO
1. Educação
2. Saúde e Bem estar social
3. Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
4. Desenvolvimento Urbano, Habitacional e do Saneamento Básico
5. Esporte, Cultura e Lazer
6. Organização Interna e Funcionalismo Público
7. Segurança Publica
8. Infra-Estrutura, Obras e Transporte

INTRODUÇÃO

            O Plano 15 apresenta as propostas para o exercício de mandato à frente da Municipalidade, hospedando visão clara para o porvir e compromissos viáveis com o presente, assumindo em face da comunidade. Não é um documento acabado, uma vez que está aberto a contribuições para seu aprimoramento, contudo exibe nítida intenção estratégica e define aonde chegar.
           
No documento estão explicitadas as prioridades de gestão no quatriênio 2013-2016 e as características de gestão, como as principais ações propostas em cada setor para o período de quatro anos que se iniciará em janeiro de 2013. A conexão do conjunto de prioridades evidencia uma visão de futuro para nosso Município em resposta aos desafios desta nova era de mudanças.



PRESSUPOSTOS PARA ATITUDES TRANSFORMADORAS
Participação para o Desenvolvimento
“As pessoas em primeiro lugar”


1 – Educação: fonte de transformação social.

2 - Afetividade e presteza no atendimento público.

3 - Tempestividade e qualidade no atendimento à Saúde.

4 - Continuidade e regularidade no atendimento a agricultura e ao empreendedorismo.

5 – O Turismo como agente do desenvolvimento regional.

6 - Cidade bem cuidada e com segurança e tranqüilidade típica do interior.

7 - Novas opções de cultura, esporte e lazer disponível a toda comunidade.

8 - Gestão eficiente. Combater o desperdício. Fazer mais com menos.

9 – Servidores capacitados e motivados.

10 – Investimentos maciços em infra-estrutura rodoviária especialmente em  ASFALTO.



“PARTICIPAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO”
“AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR”


AÇÕES PARA MUDAR RIO DOS CEDROS


1.      EDUCAÇÃO
Segundo José Manuel Moran, há uma preocupação com ensino de qualidade mais do que com a educação de qualidade. Ensino e educação são conceitos diferentes. No ensino se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas específicas do conhecimento (ciências, história, matemáticas).

Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. Fala-se muito de ensino de qualidade.

“Nosso desafio maior é caminhar para uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano.”

·         Priorizar a afetividade no atendimento
·         Aprimorar a formação permanente dos educadores
·         Ampliação de vagas na educação de 0 a 5 anos, atendendo a demanda atual
·         Construção de Nova Creche de forma descentralizada
·         Criação de estruturas e ambientes distintos para as Séries iniciais e Séries finais do Ensino Fundamental
·         Concluir a Municipalização do Ensino Fundamental
·         Implantar, de forma gradativa, o Ensino em período Integral nas escolas
·         Criação de departamento de controle e fiscalização do Transporte Escolar
·         Reativação do Projeto da segunda língua estrangeira (Italiano/Alemão) nas Escolas
·         Reativar as Feiras de Ciências e Matemática
·         Reativar as Gincanas Escolares e Viagens de estudo e Culturais
·         Instituir Programa de Valorização permanente dos Professores
·         Buscar a equiparação com as melhores escolas da região
·         Unificar a Legislação Municipal para simplificar o entendimento e equiparando a remuneração conforme a graduação/formação
·         Revisão do Plano de Carreira por Grupo de Profissionais da Área da Educação
·         Reativação do Tele-Centro de Informática para cursos a serem oferecidos a população
·         Criar Programa permanente de Inclusão digital para a população
·         Oferecer capacitação em informática para Idosos
·         Reconstruir a Biblioteca Municipal tornando-a num Centro Cultural
·         Abrir a Escola à Comunidade implantando Centros Integrados de Educação e Lazer, como espaços de convivência e desenvolvimento de programas educativos, socioculturais e de lazer, incluindo as do interior
·         Realizar investimentos em mobiliário e equipamentos buscando os benefícios da inovação
·         Criar espaços próprios para as diversas disciplinas de acordo com as necessidades específicas
·         Construção de um novo Centro Educacional para Rio Rosina adequado aos novos tempos
·         Construção do Centro Integrado de Educação Municipal com a incorporação do Colégio Giovani Trentini
·         Apoiar e contribuir para a instalação do novo Colégio Estadual em Rio Rosina
·         Investir em novos e modernos equipamentos didáticos e mobiliários para auxiliar o Professor e facilitar o aprendizado dos alunos
·         Ampliar o nível de escolaridade da população com a implantação, nas escolas municipais, cursos supletivo noturno para o ensino fundamental e médio, em parceria com a rede estadual de ensino

2.      SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL
Prevenir é mais barato do que remediar. Quantas vezes você já ouviu essa frase. Mas por que os governos fazem justamente o contrario? Os estudiosos apontam várias causas para esse paradoxo. A principal é que, infelizmente, a saúde publica ainda é relevada a segundo plano ou em muitos casos usada como tema de manobra eleitoreira.
Os casos de câncer em adultos e jovens vêm aumentando nos últimos anos. Os motivos pelos quais isso acontece ainda não são conhecidos, mas sabe-se que a maioria deles tem tratamento.
Doenças em idosos são mais difíceis de serem tratadas por vários motivos. Porem muitas situações poderia ser amenizadas se os pacientes e principalmente os familiares tivessem um acompanhamento e maiores esclarecimentos sobre medicação, dosagem e cuidados básicos no dia a dia.
Neste Plano apresentamos propostas para enfrentar essa realidade.

·         Priorizar a Medicina Preventiva
·         Investir em Programas para implantação do uso da tele-medicina
·         Criar Programa especial de acompanhamento e assistência à saúde dos idosos
·         Criar Programa de assistência especial ao cidadão portador de doenças graves (câncer e doenças degenerativas)
·         Ampliar o atendimento do PSF
·         Instituir Programa permanente de valorização dos Agentes Comunitários de Saúde
·         Redimensionar e ampliar o quadro de Agentes Comunitários de Saúde
·         Organizar e Reimplantar os Protocolos de Saúde
·         Retomar de forma efetiva os Programas Governamentais de prevenção – Hiperdia, Diabetes, etc.
·         Investir na contratação de novos Médicos
·         Distribuir o Atendimento na Unidade Central de Saúde de forma descentralizada
·         Instituir o Programa de Saúde Bucal nas Escolas
·         Ampliação do atendimento de odontologia a população
·         Reativar a Unidade Móvel de Saúde direcionando-a para Campanhas de Prevenção, Mutirões de Atendimento em Ginecologia, Pediatria e Geriatria nas comunidades
·         Dar continuidade ao Projeto instituído em 2006 de apoiar a modernização e ampliação dos serviços do Hospital Dom Bosco
·         Garantir a viabilidade do atendimento de Urgência e Emergência do Hospital Dom Bosco
·         Buscar novos parceiros para apoiar o bom funcionamento do Hospital Dom Bosco, com relação a uma gestão profissional
·         Atuar decisivamente junto ao Governo do Estado para a criação de Centros de referência em especialidades na regional de Timbó
·         Retomar a implantação do Cartão de Saúde Municipal iniciado em 2007, unificando e concentrando as informações médicas do cidadão
·         Investir em novos e modernos equipamentos para atendimento e diagnósticos de doenças
·         Melhorar a Farmácia Básica ampliando a oferta de medicamentos a população
·         Padronizar a lista de medicamentos adequando à necessidade da comunidade
·         Investir na modernização e ampliação dos Postos de Saúde
·         Ampliar e Reestruturar o Departamento de Assistência Social, com a contratação de novos Profissionais
·         Reativar a efetividade dos Conselhos Comunitários
·         Ampliar os serviços de Psicologia
·         Ampliar e valorizar os serviços e equipe da Vigilância Sanitária
·         Ampliar e valorizar os serviços e equipe da Vigilância Epidemiológica
·         Implantar o Centro de Convivência do Idoso
·         Retomar o apoio aos Grupos de Idosos de todo o município, para proporcionar encontros, excursões e eventos voltados à terceira idade
·         Ampliar as parcerias com os Consórcios Intermunicipais para garantir agilidade nos atendimentos

  1. AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

A agricultura continua sendo uma das grandes propulsoras da nossa economia. Baseada em pequenas propriedades e concentrada na exploração das culturas do arroz e da banana principalmente, este setor vem sofrendo nos últimos tempos um esvaziamento provocado pela política dos preços imposta pelo governo central e pela falta de apoio do governo local.
O Turismo tem se mostrando no mundo inteiro como o setor que mais cresce e mais gera empregos. Rio dos Cedros tem potencialidades diferenciadas em relação às demais cidades da região. Por isso pode se transformar num grande centro receptivo de turistas e visitantes. Para isso acontecer é preciso organizar o setor, dar incentivos iniciais públicos e principalmente investir em infra-estrutura como estradas seguras e de qualidade.
Com a maior parte de seu território composto por montanhas e encostas, Rio dos Cedros abriga uma vegetação exuberante dentro da Serra Geral Catarinense. Boa parte dessa área está ainda preservada ou em fase de recuperação. Envidar esforços para a manutenção das áreas remanescentes e instituir projetos de manejo controlado da floresta é necessário para se obter um desenvolvimento sustentado.
A seguir elencamos ações para recuperação, ampliação e desenvolvimento deste setor:

·         Priorizar o atendimento aos Agricultores
·         Firmar convenio com Associação Produtores Rurais para cessão de equipamentos para atendimento a agricultores
·         Disponibilizar, em parceria com a Associação dos Agricultores, recursos para a recuperação das propriedades agrícolas
·         Investir na recuperação dos Canais de Irrigação dos Arrozais
·         Retomar as ações para diversificação das culturas agrícolas exploradas no município
·         Ampliar o apoio aos Pecuaristas para produção de silagem
·         Implementar Programa de Melhorias na destinação de Resíduos sólidos de suínos
·         Apoiar a realização da Festa do Colono
·         Reeditar a Feira do Agronegócio
·         Apoiar e fortalecer a Associação Feirinha Amigos do Pinhal
·         Criar programa de atração de novos empreendimentos
·         Concluir a implantação do Parque ecológico central no “morro dos Padres”
·         Retomar as campanhas de recuperação da mata ciliar dos rios
·         Criar incentivos a manutenção do artesanato de vime
·         Incentivar o desenvolvimento de projetos para manejo sustentável das florestas
·         Investir na melhoria da Inspeção Sanitária Municipal
·         Eleger o Turismo como um dos principais fatores de desenvolvimento regional nas comunidades
·         Ações voltadas ao turismo estão descritas em item próprio mais adiante

  1. DESENVOLVIMENTO URBANO, HABITACIONAL E DO SANEAMENTO BÁSICO

A partir da aprovação do novo Plano Diretor do Município, em 2007, a cidade ganhou um instrumento poderoso para controlar e ordenar o seu crescimento.
Ações coordenadas nesse sentido deverão nortear as políticas públicas para ocupação dos espaços em todas as regiões e comunidades.
Veja algumas das ações propostas para crescermos com os olhos no futuro:

  • Implementar ações para adequação da cidade ao novo Plano Diretor
  • Criar Programa especial de regularização fundiária para terrenos e lotes urbanos
  • Retomar o Programa de construção de Casas Populares através da COHAB e Governo Federal
  • Implantar sistema de abastecimento de água tratada em Rio Rosina e na Região dos Lagos
  • Retomar programa de incentivo aos loteamentos urbanizados
  • Criar novos espaços públicos de lazer como praças, jardins e parques
  • Recuperar e construir passeios públicos (calçadas) nas ruas pavimentadas
  • Rediscutir e adequar a nossa realidade o projeto de urbanização em fase de implantação no centro da cidade com a participação da comunidade
  • Retomar o Projeto de cooperação Público-Privada de adoção de espaços e equipamentos públicos
  • Criar novos núcleos urbanos nas localidades do interior de acordo com a necessidade das comunidades
  • Fazer estudo e se necessário ampliar o Perímetro Urbano da cidade
  • Recuperar e ampliar a sinalização indicativa, turística e de trânsito no município
  • Implementar ações de investimentos em infra-estrutura nas localidades buscando o desenvolvimento das diversas regiões do município
  • Iniciar a implantação do Plano municipal de saneamento básico (esgoto sanitário)
  • Reestrutura o modelo de lixeiras coletivas no interior do município
  • Criar incentivos para a melhoria das moradias na área rural
  • Retomar os incentivos para implantação de saneamento básico (esgoto doméstico) nas residências na área rural
  • Ampliar os serviços de coleta seletiva do lixo

  1. ESPORTE, CULTURA, TURISMO E LAZER
Ócio Produtivo. Você já deve ter ouvido falar nisso. Muitos estudiosos já discorreram exaustivamente sobre o tema, mas a sociedade em geral insiste em se manter em padrões culturais específicos e poucos entendem que o tempo é o bem mais precioso que temos.
No Brasil, como no resto do mundo, as pessoas estão vivendo cada vez mais. Por isso, é fundamental que os governos preparem as cidades para os novos tempos onde as pessoas terão mais tempo livre para viver.
Veja algumas ações que vão melhorar a qualidade de vida em Rio dos Cedros:

·         Instituir os jogos da melhor idade municipais
·         Construir novas quadras poliesportivas cobertas no interior
·         Criar novos espaços para práticas esportivas e de lazer no centro da cidade
·         Ampliar e fortalecer os projetos de escolinhas nas categorias de base das diversas modalidades esportivas
·         Renovar as parcerias para realização de eventos esportivos na região dos lagos
·         Apoiar a formação de equipe de futebol que represente o município a nível regional
·         Fortalecer e ampliar a Festa Trentina
·         Incentivar, fortalecer e auxiliar as sociedades culturais e grupos folclóricos do município, especialmente as Sociedades de Atiradores e de Bolão
·         Apoiar a instalação de novos hotéis e pousadas
·         Melhorar e ampliar a sinalização turística no município
·         Participar ativamente do Consórcio Intermunicipal de Turismo fortalecendo e melhorando as estruturas para o desenvolvimento dos circuitos existentes
·         Revitalizar espaços naturais para que sirvam de áreas de lazer
·         Retomar a realização de eventos a nível estadual e nacional nas áreas esportivas e culturais
·         Apoiar a constituição de Associação de Moradores nas comunidades
·         Ampliar e melhorar a OLICEDROS
·         Implantar as Olimpíadas entre Empresas

  1. ORGANIZAÇÃO INTERNA E FUNCIONALISMO PÚBLICO

Servidor capacitado e motivado são bases essenciais para um serviço público de qualidade. Por isso, propomos investimentos permanentes nessa área.

·         Investir em novas tecnologias, especialmente da informação, para agilizar e humanizar o atendimento ao publico
·         Criar programa de capacitação permanente do funcionalismo
·         Criar programa de valorização do servidor
·         Priorizar e valorizar a competência
·         Implantar de forma efetiva a Ouvidoria do Município
·         Criar programa de disseminação da cultura da sustentabilidade dentro do setor público municipal

  1. SEGURANÇA PÚBLICA
Rio dos Cedros é uma típica cidade do interior catarinense. Resgatar a segurança pública, afastando definitivamente as ações de violência ocorridas nos últimos tempos é fundamental para que a população viva mais tranqüila e o município continue crescendo e atraindo investimentos.
Apesar de essa área ser de competência do Estado, o município pode contribuir para garantir condições que minimize os problemas de Segurança. Veja algumas idéias:

·         Implantar sistema de monitoramento remoto da área central da cidade em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública
·         Empreender ações para o crescimento e fortalecimento dos Bombeiros Comunitários
·         Participar da construção do novo quartel dos Bombeiros Comunitários
·         Investir na recuperação e reestruturação da Defesa Civil do município
·         Retomar a parceria com a Polícia Militar viabilizando a reabertura do Posto Policial da região serrana

  1. INFRA-ESTRUTURA, OBRAS E TRANSPORTE
As estradas municipais talvez sejam o maior desafio da administração pública local. Devido a extensão, e suas características as estradas que dão acesso ao interior do município demandam um esforço extraordinário para a sua manutenção. Por isso, é fundamental investir em obras de infra-estrutura permanentes e aquisição de equipamentos apropriados que tragam economia e qualidade nos trabalhos. Veja algumas ações que pretendemos implementar:

·         Priorizar a recuperação da malha rodoviária municipal, especialmente do interior
·         Retomar o Programa de asfaltamento de rodovias
·         Investir em abertura de novas ruas e estradas ligando bairros e localidades
·         Dar continuidade a implantação do anel viário da cidade
·         Ampliar o Programa de pavimentação no sistema mutirão visando urbanizar todas as ruas do centro da cidade
·         Investir em novos veículos equipamentos e maquinários pesados
·         Investir em abertura de novas pedreiras para fornecer material de qualidade para as estradas
·         Construção da nova garagem e oficina que atenda e abrigue todos os veículos da Prefeitura
·         Investir na retificação e recuperação definitiva da serra do Rosina
·         Reabrir estradas de contorno às barragens
·         Arborizar as estradas de acesso aos lagos
·         Retificação da serra do Alto Cedros
·         Desassoreamento e retificação do rio dos Cedros para minimizar os efeitos das enchentes
·         Retificação da estrada do Caravagio em seus pontos críticos
·         Implantar a sinalização nas estradas do interior
·         Formar a patrulha mecanizada da serra com estrutura e pessoal próprio
·         Investir na mecanização das roçadas
·         Reunir lideranças das comunidades para opinar sobre execução de obras nas localidades
·         Substituir pontilhões por galerias de concreto
·         Diferenciar os profissionais do setor de obras com a reestruturação de equipes ou setores específicos
·         Ampliar o transporte Coletivo no município
·         Retomar a construção de abrigo de passageiros em convênio com o DETER-SC tanto na área urbana como na área rural
·         Atuar de forma decisiva na revitalização da Rod SC477 (Timbó – Rio dos Cedros) que será executada pelo Estado a partir de 2013, para garantir os interesses locais de acesso às ruas transversais e de empreendimentos ao longo da rodovia
·         Investir, em parceria com a Iniciativa Privada, na ampliação da oferta de acesso a telefonia e internet no interior do município