quinta-feira, 21 de março de 2013

Vereador Corrente viaja à Brasília


Vereador Jonas Corrente, Assessor Parlamentar Marcus Hartmann e
Deputado Peninha.

O Vereador Jonas Corrente(PMDB) acompanha o Prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli(PP), em viajem à Brasilia, nesta semana. O objetivo da viagem é buscar recursos para o município através dos Deputados e Senadores da bancada do PMDB no Congresso Nacional.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Novo modelo de RG


20/03/2013 

Senado aprova projeto para emissão gratuita de novo modelo de RG

Folha de SP  - 20/03/2013 
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que obriga a emissão, de forma gratuita, do novo documento de identidade criado pelo governo federal há mais de dois anos. O projeto prevê a gratuidade para a primeira emissão do documento, um cartão com chip que vai substituir a cédula em papel do RG (registro geral) nos próximos dez anos.
Autor do projeto, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) argumenta que o custo de R$ 40 para a sua emissão é "muito alto" para diversos brasileiros --por isso o governo deve arcar com a primeira versão do cartão. O custo foi estimado em abril 2010, quando o governo anunciou a mudança do documento, uma vez que a identidade traz um chip eletrônico com informações do cidadão.
"Para se ter uma ideia, o valor orçado corresponde a quase 10% do atual salário mínimo. Considerando-se a cesta básica, calculada em abril de 2011, o valor cotado para emissão do novo Registro de Identidade Civil fica ainda mais significativo", disse Nogueira.
Relator do projeto, o senador Benedito de Lira (PP-AL) afirmou que a troca do RG tradicional pelo documento eletrônico vai proporcionar maior "segurança e eficiência" na identificação do cidadão, mas não é justo que ele tenha que custear a troca.
Divulgação
Cartão RIC (Registro de Identidade Civil), que irá substituir o RG (Registro Geral) no Brasil
Cartão RIC (Registro de Identidade Civil), que irá substituir o RG (Registro Geral) no Brasil
"Busca-se, por meio desta proposição, fazer com que o Estado arque ao menos com a primeira emissão desse documento", afirmou.
O novo modelo de identidade será único para o país e terá dez dígitos (uma sequência de nove números mais um dígito verificador). Hoje, cada Estado adota uma numeração diferente e sistemas próprios de emissão das carteiras de identidade, sem se comunicarem.
Em São Paulo, o documento tem nove dígitos; no Rio Grande do Sul, dez; e no Distrito Federal, sete, por exemplo. A ideia do governo é trocar todos os documentos --são 150 milhões atualmente-- em até dez anos.
Nesse período, as duas carteiras (antiga e novo modelo) serão aceitas, pois a substituição será gradativa e dependerá da capacidade do governo de aparelhar os institutos com equipamentos capazes de gerar o documento.
O modelo da carteira será similar a um cartão bancário com chip, reunirá dados pessoais, CPF e título de eleitor, e a impressão digital adaptada ao AFIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais).


quinta-feira, 14 de março de 2013

Peninha leva reclamações ao Ministro da Previdência Social



Dep. Peninha e Ministro Garibaldi Alves Filho

INSS: Peninha leva reclamações ao Ministro

                A demora na marcação de consultas nas agências do INSS de Santa Catarina e a truculência com que muitos peritos atendem os beneficiários, levou o deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) até o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, nesta quarta-feira (13). De acordo com o parlamentar, as queixas são diárias sobre esses problemas.
                Peninha pediu que novos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sejam instalados no estado. Cobrou também a contratação de mais profissionais para o atendimento da população, que, por vezes, chega a ficar várias horas na fila, aguardando sua vez. “A pessoa contribui com a Previdência Social a vida toda e, quando precisa receber o benefício, é tratada com desdém”, protestou o deputado. E acrescentou: “Depois de meses esperando a perícia, ainda é tratada mal pelo médico. Ouço reclamações frequentes de pessoas que foram desrespeitadas na consulta de avaliação. Quem eles acham que são?”, questionou.
                O Ministro anotou as reivindicações do deputado e pediu que sua equipe busque esclarecimentos com urgência. “O sistema de previdência no Brasil é complexo, precisa de ajustes; é reunindo informações como essas que nós vamos melhorar, resolvendo questões pontuais”, esclareceu Garibaldi. Nos próximos dias, os dois devem se reunir novamente para avaliar as medidas tomadas e acordar novos ajustes que sejam necessários.

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

"PARABÉNS A TODAS AS MULHERES DO MUNDO, ESPECIALMENTE AQUELAS QUE FAZEM DE SUAS VIDAS UMA MISSÃO HUMANITÁRIA."


Dra. Zilda Arns